Não quero dormir cedo! Não quero fazer lição de casa! Cadê meu Ipad, mãe? Onde você guardou minha mochila, pai!?
Toda volta às aulas é a mesma lenga - lenga e muitos se perguntam: é possível retomar a rotina e a disciplina necessárias para o período das aulas com um mínimo possível de desgaste das relações familiares?
Vale a pena tentar? Talvez o primeiro possa ser na direção de descobrir o que não dá certo e nem adianta tentar e o que já funcionou outras vezes - você se lembra?
Para algumas famílias o importante é eleger prioridades e comprometer-se a seguí-las. Para outras, envolver os filhos na criação dos limites é o segredo por trás da paz no dia a dia. Será que seguir um plano que a gente ajudou a criar é mais interessante do que cumprir regras feitas pelos outros? Parece que sim…
Independente da estratégia, o fato é que retomar qualquer rotina é difícil sim. No início, o nosso cérebro resiste e quando o cansaço se instala a paciência chega a ZERO e daí surgem alguns conflitos.
Hoje pela manhã a mãe de uma criança sapeca me contou que para ela o importante era conseguir falar de critérios ao eleger as prioridades, mesmo com os pequenos: o que vem antes, o que vem depois e o que pode ser adiado para outro momento? Para essa família o que realmente parece importar no final do dia é saber a melhor maneira de PRIORIZAR.
Será que dá para fazer sobrar mais tempo para o que realmente interessa na vida de cada um? Talvez... Mas vale lembrar que nem sempre somos capazes de fazer ao mesmo tempo, TUDO o que é considerado ideal, mas isso não nos impede de estarmos comprometidos em realizar o que é possível, e de nos divertirmos no percurso.
Boa volta às aulas para você!
Vanessa Meirelles
Psicopedagoga Pesquisadora da Identidade Humana
Mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp 722
Comments