top of page
Buscar
  • Foto do escritorVanessa Meirelles

Seria esse o seu primeiro Natal do " menos é mais ? "

Atualizado: 18 de dez. de 2023



Já virou lugar comum falarmos  em " ser é mais importante do que ter " , não é mesmo?


Por isso a proposta dessa última reflexão do ano de 2023 avança nessa direção e... Faz um desvio, para seguir o que parece ser uma tendência entre os mais jovens.


Muitos ainda torcem o nariz quando o assunto é a  incômoda realidade das ilhas de plástico boiando em nossos oceanos, resultado das toneladas de embalagens do que consumimos e descartamos no ambiente, sem necessariamente nos preocuparmos com seu destino. 


Debates sobre  os motivos por detrás do aumento da  temperatura em muitas  das cidades pelo Hemisfério Sul  engajam alguns  incomodados,  por algum tempo, até que alguém aciona a  brisa polar do ar-condicionado  e garante o  refresco nos dias em que o calor incomodou muito e o termômetro chegou a medir 59 graus celcius, na sombra. Onde? Em Bangu, um bairro situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e... Também em algumas das praias do litoral Norte do estado de São Paulo.


Seriam essas mudanças uma resposta da natureza à maneira de  nós, humanos, existirmos no mundo? Enquanto a discussão científica por detrás dos fatos nesse cenário se acirra, algumas crianças e jovens nos surpreendem repensando sua relação com os bens de consumo e o apelo às compras desenfreadas , às vésperas do Natal.


Algumas cartinhas para o Bom Velhinho pediram uma máquina para fazer a mamãe e o papai ficarem mais tempo em casa. Outras revelaram o desejo de ter mais tempo para brincar e para dormir. Algumas outras trouxeram a esperança de voltar a ver quem já virou estrelinha no céu. 


A lista é grande mas o sentimento parece ser um só: menos produtos e mais proximidade de quem amamos. 


Talvez seja esse o melhor presente que nossas crianças nos dêem nesse fim de ano: a oportunidade de repensarmos, juntos, a nossa relação com o consumo a partir do que mais nos faz falta ao final de cada dia.


Boas Festas e Boas férias


Vanessa Meirelles

Psicopedagoga Pesquisadora da Identidade Humana

Mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo

Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp 722


54 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Viviane Soares
Viviane Soares
Dec 20, 2023

Fantástico como o texto da Vanessa, nos remete para o verdadeiro sentido do Natal, onde o mais é menos ,a pensar na história Bíblica do Nascimento de Jesus é justamente isso que vem desmascarado sobre o natal é necessário que reflitamos sobre o que a parte comercial tem tentado investir num momento que é tão significativo para humanidade. Obrigada Vanessa por nos permitir essas reflexões .


Like
bottom of page