top of page
Buscar
Foto do escritorVanessa Meirelles

Quando o sofrimento é insuportável a vida ainda é a melhor escolha!


Parece que do dia para a noite acordamos em um mundo que cria exclusões para vender inclusões.

Será que quanto pior você se sente em comparação às pessoas ao seu redor, maiores são as chances de você buscar se adequar ao padrão vigente para conseguir o desejado reconhecimento? Melhores notas, um corpo mais esbelto, a pele clara, dentes mais brancos, popularidade, cabelos lisos, um carro novo a cada ano… Há muitos relatos de que essa busca é sem fim pois é impossível ser e fazer tudo o que os outros esperam de nós, a todo momento, sem gerar esgotamento e sofrimento, por vezes, insuportáveis.

O filósofo Byung-Chul Han criou o conceito do sujeito do desempenho para definir as pessoas em nossa sociedade, esgotadas na eterna busca pelo eu-ideal, em guerra consigo mesmas, imersas em uma crise, incapazes de encontrar gratificação suficiente no que são e no que produzem.

A segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil é o suicídio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nosso país tem o maior número de casos de transtorno de ansiedade seguido pelos transtornos depressivos. A especialista brasileira Marília Veronese explica: "as doenças são biopsicossociais, elas têm um fator biológico que é a predisposição e elas têm um fator social que são as relações que a gente estabelece com a nossa vida, o nosso entorno, a nossa comunidade".

O filósofo Han escreve sobre a coação de desempenhar que força a todos em nossa sociedade a trabalharmos, estudarmos e produzirmos cada vez mais, o que nos impede de chegar ao ponto de descanso, de meta cumprida, pois há sempre um novo objetivo, sempre um novo primeiro lugar a ser alcançado, infinitamente, daí o nome sujeitos de desempenho na sociedade do cansaço.

O depoimento de Alicia ao jornal da USP ilustra uma parte desse cenário: “Para mim, a mulher precisava ter peitos; eu achava que era algo que eu tinha que seguir ", relatou uma menina que pediu à mãe uma cirurgia plástica como presente de aniversário. Movidas pelo desejo de adequar suas vidas e seus corpos ao padrão de feminilidade atual, jovens buscam a intervenção cirúrgica como maneira de minimizar o sofrimento causado pelo que percebem fora do padrão. Entretanto, mesmo após a operação muitas revelam perceber que o mal-estar, a dor e a insatisfação com a própria imagem persistem.

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio e no Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), são responsáveis pela campanha do setembro amarelo que nesse ano vem lembrar a todos que a vida ainda é a melhor escolha.

Lutar contra o preconceito e a desinformação no campo da saúde mental é vital. Pensarmos sobre as demandas sociais que exigem de cada um de nós mais do que nos sentimos capazes de oferecer, ao longo de nossas vidas, talvez seja um importante primeiro passo.

Vanessa Meirelles

Psicopedagoga Pesquisadora da Identidade Humana

Mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp 722

Fonte:

https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26104

https://www.brasildefators.com.br/2020/09/10/suicidio-esta-vinculado-a-um-intenso-sofrimento-psiquico-que-precisa-de-cuidados


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page