Domingo de sol na cidade de São Paulo, véspera da retomada das restrições impostas pela "fase vermelha", entre elas a volta ao ensino 100% on-line nas escolas particulares. Muitos adultos já estão preocupados com o desempenho de seus filhos e com o resultado de suas ações, a tão falada performance acadêmica.
Muitos se perguntam: "E agora? Para onde deve se voltar nossa atenção, nosso foco? Para o desempenho e o resultado que se mede nas provas e testes?” Essa é a ideia dessa nossa conversa.
Ao pé do ouvido é fugir das “dicas e sugestões”; acredito que partilhar um caso que ouvi nos dê assunto para pensarmos juntos sobre o que nos inquieta.
Os desafios impostos às famílias envolvidas na rotina escolar de seus filhos são gigantes e, talvez, nesse momento de novas incertezas, desviar o foco do desempenho para a relação abra um espaço mais saudável para todos em casa.
O professor Diego Rodrigues, parceiro de longa data, trabalha em uma escola bilíngue na cidade de São Paulo e, desde o início da quarentena, pode-se dizer, fez a diferença na vida de seus alunos, por ter criado, junto com eles, um espaço onde o foco estava na relação, e não no desempenho.
Além de dar suporte à distância na realização das atividades físicas – de forma muito original –, Diego reservou um tempo da interação on-line para ouvir a todos. Ao final de suas aulas, os minutos eram preenchidos com uma atenta escuta àqueles que tinham algo a dizer.
Diego resume o que colheu com essa prática: “No início, a partilha era sobre coisas simples, da rotina da aula, o que haviam gostado, o que gostariam de fazer. Com o tempo e a certeza de que seriam ouvidos, todos passaram a partilhar suas angústias com o ensino remoto e o espaço virou uma oportunidade de aprendermos uns com os outros. Virou um espaço de geração de saúde ".
E você? De que tipo de ajuda precisa para criar, ao seu redor, espaços para ter mais saúde nessa fase?
Vanessa Meirelles Psicopedagoga Pesquisadora da Identidade Humana Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp 722

Nossa que momento de reflexão, entender que onde focamos é onde crescer e onde floresce os melhores resultados. Parabéns Vanessa sempre contribuindo para o nosso crescimento e engajamento.