Com o mês de maio chegando ao fim e as férias despontando no horizonte a pergunta do momento de muitas crianças na clínica tem sido: ainda dá tempo da gente brincar?
Em 1999, a International Toy Library Association, uma entidade internacional de brinquedotecas elegeu o dia 28 de maio para chamar atenção sobre a importância dessa parte essencial do universo infantil. Com o reconhecimento da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância),a partir do ano 2000, a data passou a ser celebrada em mais de 40 países. Além de servir para que muitas lojas vendessem mais brinquedos surgiu também a oportunidade de refletirmos um pouco sobre o papel do brincar na vida de cada um de nós e de nossos filhos.
Muitos dizem que as crianças de hoje em dia precisam "brincar mais", ou que "não brincam como antigamente pois estão sempre às voltas com os jogos das telas dos smartphones e tablets". Seriam esses jogos as únicas brincadeiras da vez? Ou a mais disponível?
Brincar faz sim parte do desenvolvimento humano e tem sim uma função ao longo de nossas vidas: você já deve ter ouvido falar que é brincando que a criança aprende, não? Porém, talvez o que esteja em falta no mundo de hoje não sejam brincadeiras e sim tempo para brincar…
Existem muitos estudos que discutem o fato de a diversão do dia a dia ter se transformado em mais uma tarefa na agenda infantil, com dia a hora marcados para acontecer. Brincar, para alguns, virou uma obrigação!
E na sua casa? Ainda há tempo de brincar? Aproveite pois dia 28 é nesse sábado!
Vanessa Meirelles
Psicopedagoga Pesquisadora da Identidade Humana
Mestre em Psicologia Social pela PUC São Paulo Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp 722
Comments